Yes Australia Logo - www.yesaustralia.com

  Home      Mapa do site

Portal Cultural sobre Austrália

Bandeira da Australia English      Español    

.Você está no tópico :

Comunicação

Recomendar o Y.A.
Links Correlatos
Email

Links patrocinados

 

 

Trabalho para Imigrantes

Muitas pessoas perguntam se é fácil arranjar trabalho na Australia para para o imigrante. Esta pergunta para responder depende de muitos fatores. Primeiro fator é o Inglês : Claro que é o problema número 1 do imigrante. Qualquer trabalho qualificado exige um inglês comparativo aos que os australianos falam.Trabalho não qualificado não exige tanto Inglês mas também não terá muitas perspectivas de carreiras.Imagine você, no seu proprio país, lidando com uma pessoa que não fala quase nada do seu idioma ou fala tudo errado, você daria um trabalho no seu negócio para ela?

O governo da Austrália oferece um programa de aulas de Inglês grátis para imigrantes (English as Second Language ESL) em escolas para adultos e crianças . Sem um razoável inglês todas as profissões e trabalhos que tem contacto com o público estão fora, e são a maioria. Muitos imigrantes vão descobrir que suas qualificações não são levadas muito a sério no Mercado de Trabalho Australiano. Mesmo que se tenha trabalhado nas melhores companhias em seu país de origem isto não quer dizer muito para empregadores Australianos, que nunca ouviram falar desta companhia, a não ser que sejam empresas multinacionais que tenham filiais na Austrália. Isto não tem relação nenhuma com o processo de imigração onde seu trabalho poderá ser reconhecido oficialmente.

As Qualificações obtidas na Australia são em geral preferidas das obtidas no exterior. Somente alguns paises que trabalham no mesmo sistema que a Australia tem menos dificuldades, por exemplo a Inglaterra, mas mesmo assim exigem que seja reconhecido e cadastrado no sindicato da profissão. Por isso um curso feito na Australia tem muito mais valor do que um feito em outro pais onde os empregadores não reconhecem ou tem pouco conhecimento de como será seu trabalho. Assim uma boa dica é ter uma Qualificação Australiana antes de imigrar, ou seja fazer um curso Universitário ou Profissionalizante na Australia. Além de que, você poder ganhar pontos no processo de Imigração. Veja a lista de profissões que dão mais pontos no website da embaixada da Australia. São as profissões que a Australia está mais precisando de profissionais. Como residente permanente você poderá pagar o mesmo valor do curso que Australianos mas não poderã obter o crédito educativo nos primeiros 2 anos de residência. 

Em relação a sua Experiência de Trabalho acontece  o mesmo problema das qualificações. Se você não tem experiência de trabalho na Australia, então não adianta ter trabalhado no seu país na empresa número 1 que o Australiano nunca ouviu falar. Pode ajudar um pouco incluir links de websites da cia que trabalhou, ou um profile das companhia no seu resume. A desvantagem em não ter experiência na Austrália é um problema sério que deve ser planejado a longo prazo para poder alcançar um objetivo. Procure o orgão australiano que oferece reconhecimento da sua profissão ou experiência de trabalho. Eles poderão fazer um teste para poder lhe dar um certificado. Um dos planos para isto seria pegar trabalhos que se recebe menos mas com chances de obter experiência profissional e depois tentar trabalhos mais qualificados. Claro que isto pode lever tempo e exigir que tenha reservas de dinheiro para sustentar seu plano. Em seguida sempre vem aquela pergunta de qual a melhor cidade para ser arranjar trabalho.Esta pergunta é a que mais me fazem e também muito dificil de responder pois depende de uma série de fatores, lógica e claro, de você mesmo. Aqui vão alguns pontos para se analisar :

Que tipo de cidade você gosta mais. Perto da praia, cidade grande, pequena etc.Qual o tipo de experiência de trabalho que já teve anteriormente para procurar uma cidade que tenha aquele tipo de trabalho. Uma pesquisa em Jornais, estatistícas australianas, fazer como chamam na Australia, "homework", dever de casa, muita pesquisa para ter estas informações e interpretar estas informações. Para uma opinião profissional séria, uma boa opção é contratar uma consultoria na Australia para fazer esta pesquisa e principalmente se for abrir um negócio. Olhe os jornais Australianos de cada cidade pela internet e veja as oportunidades de emprego ou de negócios que são anunciados. Você terá uma boa idéia do mercado de trabalho. Ser lógico pois como em qualquer outro lugar do mundo os maiores centros urbanos oferecem mais trabalho e muito mais competição,é claro não só de imigrantes mas também do Mercado de desempregados Australianos(estes com Inglês perfeito e experiência local). Fora Melbourne e Sydney que são as maiores metrópolis, as outras cidades e capitais com atrações turisticas são e terão sempre fonte de trabalho em hoteis e restaurantes. Melbourne é um cidade mais caracterizada por manufaturas e por ser a sede da maioria das companhias Australianas e internacionais. Sydney tem mais ligação ao setor finaceiro, mas não quer dizer que não possa ter manufaturas também. Algumas capitais como Brisbane tem um pouco de tudo. A Gold Coast, Adelaide e Perth são cidades que absorvem bem indústrias de estrutura médias e pequena oferecendo custo de vida mais baixo (a Gold Coast com o melhor clima entre elas). Mas praticamente em todas cidades Australianas é possível encontrar centros comerciais com franchises das importantes cadeias de comércio.  

O governo Australiano esta dando um incentivo extra para imigrantes qualificados se instalarem em áreas menos habitadas.  Algumas boas oportunidades aparecem para trabalhar e viver em locais distantes desde que se tenha a qualificação necessária. Áreas remotas tipo por exemplo no Outback, onde nem todos Australianos querem morar lá ou trabalhar em minas. Não se esqueça de considerar o problema cultural: você tem uma mentalidade e experiência do seu país, morando em outro lugar você vai ter sempre um choque cultural em grandes coisas e em pequenas coisas. Não espere que eles se adaptem ao seu modo de vida e de ser. Você vai ter que se adaptar ao deles. Descobrir como é o jeito australiano de fazer as coisas é baseado em observação e em muitas experiências boas e ruins. 

Esteja preparado para ser rejeitado. É bem provável que antes que arranje um trabalho que escolher receberá muitos "nãos". Esta é uma realidade do Mercado Australiano e você não é diferente de outros australianos competindo pela mesma vaga. Dedique algum tempo pensando no que ou em que trabalho  poderia oferecer de melhor ou diferente. Faça um curriculum bem profissional no estilo australiano e talvez habilidades que tenha em especial poderá ser um bom ponto de início. Faça uma avaliação profunda na sua área professional e no que tem experiência. Os contatos feitos na cidade são muito importante e é uma das maneiras de se conseguir trabalho. Através de network ou seja fale com todo mundo que conhece, que você está procurando trabalho. Procure também se relacionar com pessoas da profissão que está procurando trabalho. Prepare um cartão de visitas com seu nome e telefone celular. É bom estar sempre preparado para qualquer oportunidade.

banner

Nota importante: yesaustralia.com mudou em Janeiro de 2007para um website mais novo e abragente chamado www.portaloceania.com

Fotos no topo cortesia do Tourism Queensland

 
     
 
Google
 
Web www.yesaustralia.com
 
 

 

 

                                             © Copyright 2002 - 2006 - Yes Australia -   Condições de  Uso e Aviso de Copyright